Caso de Michelly
Michelly é uma estudante do curso de Eletrônica, aparentemente solteira, com apenas 18 anos. Será descrito agora como ela conseguiu ser reconhecida por todas as pessoas que convivem com ela em seu ambiente de aprendizagem.
Uma jovem que estuda na mesma classe que Michelly comentou que: “Michelly sempre chega cedo, raramente falta. É uma menina algre e extrovertida... Consegue fazer todo mundo rir com suas perguntas muito simples e outras muito estranhas e sem nexo com o assunto que o professor aborda. Mas o engraçado é que, apesar de tudo, ninguém se interessa em falar com ela ou chamá-la pra fazer trabalhos e aulas práticas em grupo. Ela está sempre sendo ignorada nesta hora”.
Essa não é somente a opinião desta moça, mas de vários outros companheiros de Michelly. Por que Michelly é sempre excluída dentro de seu ambiente de aprendizagem?
Um de seus professores relatou que: “ Michelly é uma aluna esforçada! Mas tem alguns probleminhas que vêm do seu conhecimento anterior, que é muito fraco. Talvez este seja o motivo pelo qual os outros não querem fazer alguma atividade com ela. Contudo, eu sempre incentivo todos a se ajudarem para que o acesso ao conhecimento seja facilitado de uma forma melhor, já que os jovens aprendem mais entre si do que com alguém mais velho”.
Um aluno, cansado da situação na qual Michelly se encontrava, resolveu tomar uma atitude: Ajudá-la a superar a sua dificuldade.
Organizou horários extras para rever a teoria, elaborou atividades de reforço e até mesmo “provas”, tudo para que esta garota, que tem o mesmo potencial que qualquer outra teria, se tornasse uma pessoa incluída na turma e se fizesse presente.
Como ele mesmo disse: “Michelly sentia muita dificuldade no aprendizado porque precisava de conhecimentos anteriores, especialmente matemática e física. Como estudou numa escola na qual não houve professores competentes, ficou extremamente difícil acompanhar o ritmo do pessoal que teve uma boa base. Mas, se alguém estiver disposto a ajudar o próximo, com um pouco de esforço e sacrifícios, com certeza tudo é possível. Tanto é verdade, que Michelly passou a ser uma das pessoas mais requisitadas na sala quando o pessoal tem alguma dúvida! Nem ela mesmo acredita quando isso acontece!”
Não só Michelly, mas todos os professores se mostraram surpresos e, por fim, lhe deram os parabéns pela superação de mais um dos vários obstáculos que irão surgir na vida desta jovem.
Michelly diz: “Hoje eu sei o quanto vale a pena se dedicar, quando você encontra alguém que está disposto a ajudar. Senti muita dificuldade, mas com a paciência de meu amigo, eu consegui vencer mais esse dissabor da vida e estou muito feliz com o meu novo 'eu'”.
Agora, vocês podem até perguntar se Michelly deixou de divertir a sala com suas perguntas simples e desconexas, porém, não se preocupem, pois ela, apesar de tudo, nunca vai deixar de ser quem ela é...
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário